Dona Canô, matriarca da família Veloso, morreu aos 105 anos na manhã desta terça-feira, 25/12, em sua residência em Santo Amaro. Dona Canô passou a noite de Natal ao lado dos filhos, netos e bisnetos. Segundo informações iniciais, ela teria passado mal na madrugada desta terça. Logo depois, teria morrido cercada pela família.
A matriarca teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em outubro de 2011, ela perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória.
Canô será velada primeiro em uma cerimônia apenas para a família, em sua casa em Santo Amaro, e depois em cerimônia aberta ao público, às 17 horas, no memorial Caetano Veloso, também em Santo Amaro. Segundo informações da assessoria de imprensa de Caetano Velloso, a matriarca será enterrada às 9 horas desta quarta-feira, 26, no cemitério da cidade.
No último dia 15 de novembro, ela foi internada no Hospital São Rafael, em Salvador, depois de sofrer um ataque isquêmico cerebral. Ela foi levada à unidade pelo filho Rodrigo Veloso, com quem mora no município de Santo Amaro, a 80 quilômetros de Salvador. Caetano e Bethânia viajaram do Rio de Janeiro à capital baiana para visitar a mãe, que nasceu e viveu todos os 105 anos na cidade do interior baiano.
Dois meses antes, Canô teve uma infecção respiratória e foi internada no mesmo hospital por quatro dias. Foi novamente Rodrigo Veloso quem a acompanhou. Não houve nada grave e ela se mostrou feliz com o retorno para casa. Nas redes sociais, mensagens de paz, de carinho e de saúde foram direcionadas e compartilhadas.
Em 7 de julho de 2011, a mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia também havia sido hospitalizada com dores na coluna, dores abdominais e falta de ar. Em abril deste ano, ela esteve no hospital para realizar alguns exames de rotina e um pequeno procedimento cirúrgico para a retirada de um sinal do rosto.
A matriarca da família Velloso fez 105 anos no dia 16 de setembro. O aniversário dela foi festejado com uma missa na Igreja da Purificação seguida de uma festa na casa da família em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo baiano. Informações atarde.
Peço desculpas aos nossos leitores por não ter informações mais detalhadas, pois estamos fora da cidade...
santo amaro agora morreu tamben estou muito triste
ResponderExcluirDeus conforte o coração dos familiares e todos santamarenses
ResponderExcluirDONA CANÓ ERA MUITA QUERIDA NA CIDADE. E CONTINUARÁ CENDO EM NOSSO. CORAÇÃO. ESPERO QUE A CIDADE AGORA NÃO SEJA ESQUECIDO
ResponderExcluirA vida aqui é uma passagem, sabemos que um dia teremos que ir, so temos cultivar boas obras nesta passagem. Ela deu a sua contribujição, cumpriu com a sua meta, espero que saibamos cultivar e multiplicar o que nos foi deixado por ela.
ResponderExcluirUm adeus vivo para quem nos fez muito bem...!
agora caetano e betania vao sumir de vez
ResponderExcluir