O governador Rui Costa, acompanhado do
prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentou mais um pedido urgente ao
ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em reunião nesta quarta-feira
(20), em Brasília.
Diante das chuvas que atingem a cidade de Salvador há semanas, foram solicitadas obras de contenção emergencial de encostas em 36 áreas, por parte do Estado, e a construção de moradias seguras para cerca de cinco mil famílias, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
Diante das chuvas que atingem a cidade de Salvador há semanas, foram solicitadas obras de contenção emergencial de encostas em 36 áreas, por parte do Estado, e a construção de moradias seguras para cerca de cinco mil famílias, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
O
governo baiano e a prefeitura têm identificado locais onde serão
construídas essas casas. Hoje, as famílias estão em locais de risco ou
foram encaminhadas para o aluguel social.
As cinco mil unidades do Minha Casa, Minha Vida estão divididas entre pleitos do Estado e da Prefeitura. Rui Costa alertou sobre a necessidade de garantir e propiciar um lugar adequado para que esses pais possam viver com seus filhos. "Temos que levar essas pessoas para um lugar seguro. As famílias precisam da garantia de um bom lugar para morar", disse o governador ao ministro.
As cinco mil unidades do Minha Casa, Minha Vida estão divididas entre pleitos do Estado e da Prefeitura. Rui Costa alertou sobre a necessidade de garantir e propiciar um lugar adequado para que esses pais possam viver com seus filhos. "Temos que levar essas pessoas para um lugar seguro. As famílias precisam da garantia de um bom lugar para morar", disse o governador ao ministro.
Kassab
respondeu, prontamente, que o trabalho conjunto entre governo federal,
Estado e Prefeitura vai seguir com urgência. Ele reafirmou que este
compromisso é de todos e que a presidente Dilma Rousseff acompanha a
situação desde os primeiros deslizamentos. "Recebi ligações da
presidente Dilma e do vice-presidente, Michel Temer, antes dessa agenda e
posso assegurá-los que existe a determinação para este apoio".
De
acordo com o prefeito ACM Neto, o pedido é resultado de levantamentos
sobre as principais áreas de riscos e os imóveis que precisarão ser
evacuados. Também foi realizado um mapeamento das famílias que
precisarão ser contempladas com as novas residências.
Os
secretários da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, e da Prefeitura,
Luiz Carreira, também participaram da audiência, além dos representantes
do governo baiano, Jonas Paulo, e da gestão municipal, Rafael Ferreira.
Nesta tarde, Rui Costa segue para o Ministério da Integração Nacional,
acompanhado do prefeito de Salvador, para buscar também nesta pasta
recursos emergenciais que serão aplicados em obras de contenção.
Foto: Bruno Peres/Min. das Cidades
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