Na manhã do dia 27/04/16, a equipe da Defesa Civil de Santo Amaro esteve reunida em Salvador com as equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos- INEMA- e UFBA.
O objetivo do encontro foi apresentar o plano de contingência e adotar medidas de prevenção nos bairros, escolas e demais localidades do município, possibilitando assim, prevenir a população em situações de risco como enchentes e deslizamentos.
De acordo com a coordenadora da Defesa Civil no Município, Jamile Oliveira, o encontro com estes profissionais foi proveitoso e oportuno. “Após a enchente no ano de 2015, alguns municípios que também foram atingidos pelas chuvas estão em processo de monitoramento”. Em Santo Amaro, existem seis réguas indicativas que analisam o nível do rio , além do pluviômetro. Nestas réguas, tanto a defesa civil quanto a própria comunidade podem observar os três níveis que são: Atenção, Alerta e Emergência, permitindo com isso que a população se proteja e se previna”, explicou.
“A parceria entre o estado e o município é importante, porque proporciona segurança aos munícipes, através da experiência e profissionalismo das equipes que aliam o conhecimento técnico a experiência”, assegura Jamile. Ela ressalta ainda, que paralelo a este trabalho com as equipes do estado, palestras de conscientização nas comunidades e nas escolas irão acontecer, por parte da Defesa Civil.
Estiveram presentes ainda, engenheiros da UFBA e Meteorologista do INEMA. Ficou agendado para o próximo dia 06 de maio, às 10h, um novo encontro para apresentarem a conclusão topográfica do Rio Subaé e o mapeamento de risco destas áreas.
Beleza!!! Mas também é necessário que a secretaria de obras do município se movimente para realizar a limpeza da rede pluvial e córregos da cidade antes que a chuva chegue. Atenção !!! A rede pluvial da Av. Ferreira Bandeira que foi recentemente instalada está completamente obstruída na altura da padaria de Cesar do Pão e o riacho da referida avenida está totalmente assoreado, coberto de mato e obstruído por construções irregulares.
ResponderExcluirEstá certo que Santo Amaro tem histórico de enchentes, mas e os incêndios florestais ou domésticos? A Defesa Civil de Santo Amaro não tem sistema de combate a incêndios e quando precisa chama a Embasa e/ou a Penha. Está na hora do Prefeito pensar nisso e investir para neutralizar nessa fragilidade. As poucas lojas da cidade que tem extintores de incêndio os funcionários não sabem usar. Ricardo analise isso, ok?
ResponderExcluir