Pela décima vez consecutiva, o SAC Móvel participa do projeto Rota da Independência, que desde 2008 reúne diversas atividades desempenhadas por órgãos da Administração Pública Estadual para a população de cidades baianas que protagonizaram as lutas pela Independência da Bahia.
A ação visa enfatizar o sentido de cidadania e a participação popular, fatores importantes para as conquistas históricas que resultaram na independência do próprio país.
Durante as celebrações deste ano, a unidade itinerante percorre seis municípios e já passou por São Gonçalo dos Campos e Governador Mangabeira. A próxima parada é nesta sexta-feira (23), em Muritiba, município a 114 km da capital. Seus primeiros moradores participaram ativamente das lutas pela independência da Bahia, com destaque para o Major José Antônio da Silva Castro, avô do poeta Castro Alves. Depois, o SAC Móvel vai para Cachoeira no domingo (25). Neste dia, em cumprimento à Lei Estadual 10695/07, a sede do Governo da Bahia é transferida para o município, em reconhecimento histórico pelos feitos da cidade em prol do país.
No dia 27, terça-feira, o SAC Móvel chega ao município de Maragogipe, palco de batalhas contra o domínio português, no processo de independência. Por fim, a população de Santo Amaro da Purificação recebe a unidade itinerante do SAC em dois dias: 29 e 30 de junho. Santo Amaro teve participação no episódio conhecido como Conjuração dos Alfaiates, em 1822, com a ata de 14 de junho (data magna da cidade), que foi um grande passo para a independência da Bahia e posteriormente do país.
Por meio do SAC Móvel são oferecidos à população os serviços públicos como 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, 1ª via do CPF, Antecedentes Criminais, Recadastramento de Inativos e Pensionistas e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. Durante as nove edições passadas da Rota da Independência, o SAC Móvel realizou mais de 29 mil atendimentos. O atendimento acontece das 8 às 18 horas, com oferta de 250 senhas.
Fonte: Ascom/ Secretaria da Administração do Estado (Saeb)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.
Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.