8 de julho de 2017

Mais de 530 pessoas participam de mutirão de combate ao glaucoma em Santo Amaro

A cidade de Santo Amaro amanheceu de olho no glaucoma neste sábado (08/07/17). A Secretaria de Saúde do município, em parceria com a Clínica Oftalmodiagnose, promove durante todo o dia de hoje o mutirão de combate à doença, que é a que mais causa cegueira no mundo.
Cerca de 40 profissionais estão envolvidos na ação, que tem como objetivo realizar os exames de detecção do glaucoma. Os pacientes beneficiados foram triados pela Central de Regulação e Unidades de Saúde da Família de Santo Amaro. São pessoas com histórico da doença ou que fazem parte do grupo de risco: possuem acima de 40 anos, hipertensos, diabéticos ou com histórico na família.

Dona Cirila Bispo da Silva reconhece a importância dessa ação: "Minha mãe ficou cega com glaucoma. Como eu uso óculos e venho sentindo dores na visão, vim garantir o exame".
Sr. Ademar, que já foi detectado com glaucoma no olho direito, elogia o atendimento: "Nota mil. Pessoas pacientes, preocupadas. A partir daqui, vou iniciar o tratamento com medicamentos", diz ele.
A coordenadora da unidade SUS Salvador da Oftalmodiagnose, Loreane Reis, explica o passo a passo dos procedimentos para detecção do glaucoma: "O primeiro passo é a avaliação da pressão ocular, através da Tonometria. A partir daí, será avaliado o fundo de olho e acuidade visual. Se esses três exames apresentarem alteração, esse paciente será encaminhado para o check-up, que é a confirmação do diagnóstico através de um outro exame, a taquimetria". O tratamento se dá de forma medicamentosa ou, em casos mais avançados, cirúrgica.
A diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde de Santo Amaro, Thais Gaspar, fala da demanda do município: "Encontramos o registro de 588 pacientes que já haviam passado por avaliação. Fizemos um pente fino para resgatar esses 588 pacientes e saber o andamento do tratamento entre eles. Alguns não foram encontrados, outros já haviam iniciado tratamento em outros municípios, mas a maioria estava desassistida. A partir daí, construímos o projeto e fomos atrás da parceria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...