A Justiça Federal proibiu os veículos de rádio e televisão de veicularem no período das 6h da manhã às 21h propagandas de bebidas com mais de 0,5% de teor alcoólico. De acordo com a “Folha de São Paulo”, a medida que inclui cervejas e vinhos tem efeito nacional e pegou o mercado publicitário desprevenido.
A decisão, que ainda cabe recurso, já amedronta o resultado final de todo o faturamento publicitário. Estima-se que só em São Paulo, os anúncios de cerveja exibidos na faixa agora proibida arrecadaram cerca de R$ 191 milhões às cinco principais emissoras do país (Globo, SBT, Record, Band e RedeTV!).
O levantamento foi feito pelo Controle da Concorrência, agência que estuda as inserções de comerciais na televisão. Cerca de 461 inserções publicitárias de cerveja foram ao ar no período. Os valores levantados são baseados na tabela de intervalos de 30 segundos nas emissoras citadas, sem descontos.
Do começo do ano até o dia 6 de dezembro, 4.206 propagandas de cerveja foram levadas ao ar. Hoje, as marcas de cerveja formam o grupo de maiores patrocinadores do país. Informações voz da bahia.
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