Nove emissoras de rádio da Bahia que funcionam na frequência AM assinaram um termo de migração para FM em evento realizado pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações na manhã desta sexta (11), no Auditório da Federação de Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador.
De acordo com o ministro Gilberto Kassab, que esteve presente no evento, o mutirão de assinaturas tem sido realizado em todo o país e é um passo importante para o futuro das telecomunicações. "Aproximadamente 85% da população que acompanha rádios através do sistema AM passará a ter a migração para o sistema FM.
Para o ouvinte, significa mais qualidade de som e menos interferência, o que é bom. Para o proprietário da rádio, significa menos despesa, já que os equipamentos digitais são mais baratos e têm uma manutenção mais barata também", explica.
A mudança é uma reivindicação das emissoras AM de todo o país, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento. Com a migração para a faixa FM, as rádios podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
As nove emissoras que assinaram o termo hoje são dos municípios de Caetité, Conceição do Coité, Feira de Santana, Ipiaú, Jequié, Santo Amaro, Vitória da Conquista e Xique-Xique.
Para assinar o termo aditivo, as rádios tiveram de apresentar certidão de regularidade fiscal e quitar o boleto de mudança de outorga de AM para FM, cujo valor é calculado individualmente e pode variar de R$ 7 mil a R$ 100 mil.
Com as assinaturas, as rádios devem apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização do uso da radiofrequência. A partir da liberação, os veículos já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.
Das 1781 rádios AM do país, quase 1500 solicitaram migração. Segundo a Secretaria de Radiodifusão, 64 emissoras AM da Bahia solicitaram ao ministério a migração para FM, sendo que 24 rádios já fizeram a mudança.
Cadê a radio Independência de Santo Amaro? Já está em Salvador! Até isto tiraram dos Santoamarenses.
ResponderExcluirQual será a nova frequência da radio independência de santo amaro na FM?
ResponderExcluir