O prédio cedido pelo Estado para usufruto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Santo Amaro, está passando por avaliações da Coordenação de Infraestrutura e Meio Ambiente (Cimam), antes de passar por reforma.
A construção em estilo colonial, que abrigava a inspetoria da Secretaria Estadual da Fazenda na cidade, vai receber o setor administrativo do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (Cecult) e as turmas de pós-graduação do campus da UFRB em Santo Amaro, com os cursos política e gestão cultural e cidadania e ambientes culturais.
De acordo com o diretor do Cecult, Danilo Barata, o local ficou fechado por cerca de dois anos, e, a partir das avaliações dos engenheiros e arquitetos, será elaborado o projeto para reforma e avaliação de custos.
"Sabemos que será necessária a reforma no telhado e na parte elétrica, além de pintura e as adaptações do prédio para receber as turmas, pensando também na acessibilidade e considerando que é um prédio antigo", disse Barata, salientando que a expectativa é concluir o trabalho até o final do ano, para iniciar o ano letivo de 2019 no novo endereço.
Benefícios
Entre as vantagens com o novo espaço, ele citou o impacto na redução de gastos por parte da instituição de ensino, que atualmente paga pelo aluguel de um prédio na cidade.
Tem ainda como ponto positivo, conforme o diretor do Cecult, o fato de ser um prédio bem centralizado, na praça Nossa Senhora da Purificação, localizada no centro histórico do município.
Reitor da UFRB, Sílvio Soglia enfatizou a importância das parcerias criadas em cada um dos campi da universidade e, neste caso específico, agradeceu o apoio de diversos setores da comunidade local para consolidar a presença da instituição no município.
Para o secretário estadual de Administração da Bahia, Edelvino Góes, é relevante o papel da UFRB para o estado, "pois é uma instituição destinada a produção de conhecimento, de um setor importante para o desenvolvimento da cultura no estado".
O prédio tem 478 metros quadrados de área construída e uma área total com cerca de mil metros quadrados. O imóvel foi cedido pelo governo do estado para a UFRB pelo prazo de 20 anos, mas a cessão pode ser prorrogada por igual período. (Atarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.
Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.