Muitas pessoas costumam levar seus cães à praia enquanto outras detestam ver os animais próximo ao mar. A presença deles continua sendo motivo de grandes discussões, principalmente na praia de Cabuçu, uma das mais frequentadas na região do recôncavo no final e início do ano.
As chances dos cães transmitirem doenças e atacarem os banhistas são as mais comentadas. Na praia é possível ver os animais tomando banho e passeando normalmente com os donos sem nenhuma fiscalização por parte da vigilância sanitária.
Uma das doenças transmitidas através do contato com as fezes de cães e gatos infectados, e frequentemente adquirida por pessoas na praia, é a Larva Migrans Cutânea, mais conhecida como "Bicho geográfico". Uma doença de pele transmitida por larvas de um parasita intestinal, chamado Ancylostoma caninum, comum nestes animais.
O animal infectado ao defecar na areia, libera ovos desse verme que se transformam em larvas podendo penetrar na pele das pessoas causando feridas na pele e uma forte coceira. As partes do corpo mais afetadas são os pés, pernas e mãos.
Estas larvas são muito resistentes às ações do meio ambiente tais como calor, frio, umidade e seca e podem permanecer no ambiente por até um ano. Ate quando os turistas que visitam a praia de cabuçu vão continuar convivendo com estes problemas. Informações e foto acorda cidade.
é verdade devemos cuidar do quer nos dar lazer pra nós e nossa familha,o homem tem se esqusido dele mesmo, se esquese que tambem pode contaminar um familhiar dele
ResponderExcluirAcho normal , desde quando o dono tem cuidado com seu animal de estimação, cuidando que tenham vacinas, e periodicamente indo ao seu médico veterinario, n tem problma algum!! muitas veses o homem transmite mais doencas do que o cachorrinho, quanto as feses, o correto é cada qual ter consciencia e está sempre com um saquinho e todas as vezes que for nescessario pegar as feses,isso chama-se eduação!! e lembrem-se que o animal precisa tanto da natureza quanto o seu dono!que muitas veses é mais irracional que o próprio animal.
ResponderExcluirEu,........, filho de Saubara e frequentador assíduo desse ambiente li e concordo com a postagem dessa notícia. Devemos denunciar este abuso por parte de frequentadores que se quer tem demonstrado respeito aos usuários desta praia. Mas, a responsabilidade estar no Prefeito Municipal que se quer se preocupa com a saúde da população.
ResponderExcluirEu J. Macêdo, residente em Saubara, também concordo com as declarações contidas neste jornal,mais não são só os cães com sua fezes expostas na praia, porém o lixo também toma conta de toda a praia como também precisamos melhorar a saúde do municipio e a educação que anda de mau a pior. Tenho com exemplo a máe de um amigo meu que veio passar um final de semana e ficou envergonhada de ter que ir ao hospital no horário de 10 hs e ter que voltar por falta de médico onde foi informada que médico só talvez pela tarde. Vale salientar que isso vem acontecendo a muito tempo.
ResponderExcluirO que está acontecendo com Cabuçu é uma vergonha!!! parece uma cidade sem leis, é poluição por toda parte, sujeira, poluição sonora, desrespeito, carros estacionados em locais proibidos, sons acima de 100 decibéis....
ResponderExcluir