21 de dezembro de 2011

Contaminação em Santo Amaro será debatida em 2012

A contaminação da população de Santo Amaro, por chumbo e outros metais pesados voltará a ser debatida no Congresso em 2012. Em maio passado, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado realizou debate sobre a situação do município, considerado o mais poluído por chumbo no mundo, segundo estudos da Universidade Federal da Bahia.

Agora, será a vez de a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara avaliar o que tem sido feito para resolver os problemas decorrentes da contaminação.


Em julho passado, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou a criação de um grupo de trabalho para averiguar, diagnosticar e propor solução para a contaminação por chumbo e outros metais pesados no município de Santo Amaro.

Em mais de 30 anos de operação em Santo Amaro, de 1960 a 1993, a Companhia Brasileira de Chumbo (Cobrac), subsidiária da empresa francesa Penarroya Oxide, contaminou o município do Recôncavo baiano com toneladas de rejeito e escória, uma mistura de terra com alta concentração de chumbo.

 Desde o início da operação, a empresa foi alvo de inúmeras reclamações por contaminação ambiental e mortes de animais. E agora, mesmo após o encerramento das atividades, problemas de saúde graves são relatados não apenas entre ex-trabalhadores da companhia. 

Um grupo multisetorial do governo federal tem tratado da questão, mas ainda há muito a ser feito para reparar os danos à população do município, inclusive do ponto de vista jurídico, de indenização aos ex-trabalhadores da Cobrac, como explica o defensor público da Procuradoria do Município de Santo Amaro da Purificação, Itanor Neves Carneiro Júnior.

Autor do pedido para a realização da audiência pública na Comissão de Seguridade Social, o deputado Roberto de Lucena (PV- SP), espera que o debate chame atenção para o drama vivido por Santo Amaro. "Todo o município é vítima, porque todo mundo tem um parente, familiar, conhecido, ente querido contaminado. A primeira coisa a fazer é dar voz a essas pessoas. Por isso, essa audiência", afirma.

São esperados para a audiência os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o senador Walter Pinheiro (PT-BA), e representantes da associação de vítimas da contaminação. Ainda não há data marcada para o debate.  Mais informações 'Agência Câmara de Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...