20 de outubro de 2012

Berimbau, Amélia, Terra Nova e Teodoro Sampaio festejam 51 anos


Os municípios de Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Teodoro Sampaio e Terra Nova comemoram neste sábado, dia 20 de outubro, seus 51 anos de emancipação política.

O nome Amélia Rodrigues foi dado a cidade em homenagem à educadora e poetisa ali nascida. Composta por apenas dois distritos e tendo a atividade açucareira como principal economia, Amélia Rodrigues tem na cultura da mandioca, na fabricação de licores de frutas (tipo exportação) e na floricultura, outras grandes potencialidades capazes de impulsionar a economia local e da região. A cidade vem se destacando como potencial produtor de flores.


Outro aniversariante é o município de Conceição do Jacuípe. Nascida com a denominação de Vila do Jacuípe, devido à nascente do Rio Jacuípe, Conceição do Jacuípe foi fundada na época da Proclamação da República, em 1889, pertencendo suas terras inicialmente a Santo Amaro. A vila nos seus primórdios era conhecida como Berimbau, em decorrência das manifestações folclóricas onde o instrumento mais tocado era o berimbau. Maior produtor de hortaliças do estado da Bahia, Conceição de Jacuípe possui uma estrutura fundiária com pequenas propriedades.

Também no mesmo dia, Teodoro Sampaio comemora seu aniversário. O povoamento do território deste município iniciou-se na metade do século XVII por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a cana-de-açúcar. Em uma fazenda ali estabelecida, de nome Catuiçara, construiu-se em 1718 a capela de Nossa Senhora da Ajuda do Bom Jardim, elevada à freguesia com a denominação de Bom Jardim, tendo em volta dela se formado o povoado com o nome de Catuiçara.

 Em função da agropecuária o arraial se desenvolveu e em 1850 foi construída a primeira usina de açúcar do nordeste. A decadência da cana de açúcar no Recôncavo, motivou a introdução no município, da cultura do cacau híbrido e da criação de gado leiteiro. Em 1961, foi criado o município com o nome de Teodoro Sampaio, homenagem prestada ao engenheiro, geólogo, geógrafo, cartógrafo e orador, autor de vários trabalhos históricos e geográficos. Seu nome figura na memória intelectual do País.

Para encerrar os aniversariantes do dia, temos o município de Terra Nova. O ano de 1900 é o ponto inicial da história de Terra Nova. No início era um território formado por diversas fazendas cujos proprietários foram donos de engenhos, que transformaram suas terras em grandes canaviais e fazendas de gado. 

A ferrovia implantada na região, apesar de não representar um grande consumidor de mão de obra, foi de fundamental importância para o transporte do derivado da cana de açúcar e também para os deslocamentos da população entre Santo Amaro e Bom Jardim também para as viagens para Salvador, naquele tempo chamada Bahia. Ex-distrito de Santo Amaro da Purificação, teve o seu projeto de emancipação proposto por seu mais ilustre cidadão, Arthur Pacheco Pereira, filho do juiz de Direito Américo Pacheco Pereira, e cuja família cedeu parte de suas terras (chamada de Terra Nova "velha") para a constituição do município. A micareta, os festejos juninos e a festa de emancipação da cidade é muito concorrida. Informações jacuipe noticias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...