29 de novembro de 2012

Estudantes da UFRB criticam nova marca da instituição


A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) apresentou na semana passada a sua nova marca. Segundo o site da própria instituição, o desenho é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo de 18 meses e abriga três ideias principais: destaque para a letra R, representação da Baía de Todos os Santos, e a visualização de um perfil que representa a inclusão das pessoas como parte fundamental da Universidade.

Mas, a nova marca não agradou boa parte dos estudantes que usaram as redes sociais para manifestar o seu descontentamento com o novo símbolo da instituição. Muitos criticaram o fato de não ter sido realizado um concurso entre o corpo discente. Outros lembraram que a instituição possui um curso de Artes Visuais que poderia ter contribuído na elaboração do desenho.

De acordo com a designer, Renata Machado, Assessora de Comunicação da UFRB e responsável pela elaboração da marca, o “R” no desenho representa a Baía de Todos os Santos, o que caracteriza geograficamente o Recôncavo. “Parte do queixo simboliza a península Itapagipana, já a face remete a uma linha imaginária entre os locais onde a UFRB tem sede.” Explica.

O novo símbolo também utiliza tipografia serifada (pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras) como uma forma de relembrar a história de construção da UFRB desde o Instituto Agrícola da Bahia em 1859. Ao mesmo tempo, utiliza fonte sem serifa em “Universidade Federal do Recôncavo da Bahia” por ser mais legível e moderna.

A escolha das cores, por sua vez, foi pensada para definir o espírito da Universidade, aponta Renata. O azul transmite respeito e seriedade, o amarelo (dourado) aparece como a cor da excelência; ambas são opostas no ciclo cromático e, por isso, complementares, fator que confere harmonia.

Entre os alunos, há quem prefira a marca antiga da instituição, que precisou ser substituída por conta de uma acusação de plágio movida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O uso da nova marca será obrigatório a partir de 01 de janeiro de 2013. A ideia é padronizar as peças institucionais de comunicação usadas pelas unidades administrativas e acadêmicas. Confira abaixo, uma das brincadeiras feitas pelos estudantes com a nova marca da instituição:



Texto: Eliandson José
Reportagem do Jornal A Cachoeira

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