30 de novembro de 2012

III Cachoeira Doc coloca o Recôncavo da Bahia no circuito de festivais para documentário


O III CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira consolida o Recôncavo Baiano como o principal pólo de reflexão, pesquisa e exibição de documentários da Bahia ao trazer o melhor da produção documental nacional e internacional. Durante seis dias serão exibidos 33 filmes, divididos entre a Mostra Competitiva, Mostras Especiais e Sessões ao ar livre.

Este ano, a homenagem é para os 25 anos do projeto Vídeo nas Aldeias, que abrirá o festival com a exibição do premiado documentário Hiper Mulheres, com a presença de realizadores indígenas e do idealizador do projeto Vincent Carelli. Além disso, o festival fará uma retrospectiva com outros oito documentários produzidos por esse projeto pioneiro na formação de cineastas indígenas no Brasil.


A programação do evento inclui também três oficinas sobre o fazer audiovisual e shows com o Baiana System e o pernambucano Ortinho, em parceria com o evento Conexão PE. A abertura será no dia 04 de dezembro, às 19 horas, no Largo D’Ajuda, que também terá a presença de outra homenageada, Dona Dalva, criadora do samba de roda Suerdieck e que recebeu este ano o título de Doutora Honoris Causa pela UFRB.

O Festival acontecerá de 04 a 09 de dezembro no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mais informações no www.cachoeiradoc.com.br

Para as mostras competitivas de curta, média e longa-metragem foram inscritos 249 filmes de todo o Brasil. Desses, foram selecionados 07 longas-metragens e 11 curtas-metragens, sendo quatro baianos, quatro pernambucanos, seis paulistas, dois do Rio de Janeiro, um do Distrito Federal e um do Rio Grande do Sul.

O júri oficial premiará os vencedores da Mostra Competitiva com prêmios em dinheiro e troféus, criados pelo artista cachoeirano Louco Filho em homenagem às irmãs da Irmandade da Boa Morte. As exibições serão seguidas de debates com os realizadores dos filmes. Além do júri oficial, o festival terá um júri jovem, composto dos estudantes do curso de cinema da UFRB e um júri da ABCV – Associação Baiana de Cinema e Vídeo.


O festival está inserido em um cenário privilegiado que é a cidade de Cachoeira, tombada como patrimônio da humanidade. Por isso, as sessões pelas ruas da cidade já fazem parte da programação do CachoeiraDoc, que também busca levar o cinema para a população local.

Nesta edição, será exibido o filme cult do underground americano Window Water Baby Moving, documentário em que o cineasta vanguardista Stan Brakhage filma o parto do primeiro filho. Para essa noite especial, os músicos do Baiana System, João Milet Meirelles e Robertinho Barreto, criarão uma trilha sonora especial para o filme, que será executada ao vivo.

No encerramento, a música volta as ruas com os shows do Baiana System e do cantor pernambucano Ortinho, parceria com o Conexão PE, e exibição dos videoclipes produzidos por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB.

O III CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira é realizado pela Ritos Produções, pelo Grupo de Estudos e Práticas em Documentário e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Desde a sua primeira edição, tem apoio financeiro da Secretária de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura.

           

PROGRAMAÇÃO clique e confira: http://www.cachoeiradoc.com.br/2012/


2 comentários:

  1. Por que vcs não falaram nada sobre o possivel show da banda New Hit em Santo Amaro?

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de evento que Santo Amaro precisa, não de vaquejada no meio da rua.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...