Monsenhor Gaspar Sadoc é um exemplo de pastor para todos nós e um pai para os padres”, disse ontem o Reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, padre Edson Medeiros , ao receber o religioso na entrada da Basílica, para a celebração dos 71 anos de ordenação de Monsenhor Sadoc.
A missa, que começou às 10h da manhã, atraiu amigos e pessoas que acompanham a vida do religioso nestes 71 anos pastoral. Aos 96 anos de idade e com a saúde debilitada, Gaspar Sadoc chegou à igreja em uma cadeira de rodas, acompanhado por enfermeiros.
O religioso emocionou a todos, principalmente, quando o garoto Ian Pablo de apenas 4 anos, se aproximou do religioso, chamando-o pelo nome e dando-lhe um beijo. Ian frequenta a igreja do Bonfim, já reza o “Pai Nosso” certinho e conhece todos os padres pelos nomes.
Segundo o avô do menino, Gelson Pires, a intimidade é porque eles moram próximo à igreja. Segundo o juiz da Irmandade de Nosso Senhor do Bonfim, Artur Napoleão Rego, Monsenhor Sadoc “sempre foi um homem carismático capaz de atrair tanto adultos quanto as crianças. Neste momento queremos demonstrar o nosso carinho e apreço por esse ser humano que tem dedicado toda a sua vida a ajudar o próximo. E é com muita felicidade que todos os baianos celebram os 71 anos de sacerdócio do nosso Monsenhor Gaspar Sadoc”, declarou.
Segundo monsenhor José Edmilson de Macedo, “Sadoc é admirável, um exemplo para todos nós”.
Para o amigo e ex-prefeito de Salvador Virgildásio de Senna, Padre Sadoc é “uma das personalidades baianas mais conhecidas no cenário nacional, e até mesmo mundial, por conta de sua oratória, por seu carisma e por sua dedicação à vida religiosa, bem como pela causa dos menos favorecidos. Os mais próximos sabem que Monsenhor Gaspar Sadoc gosta mesmo é de ser chamado de padre, por isso é que muitos admiram a sua simplicidade” disse Virgildásio, eleito prefeito de Salvador em 1962 e deposto por golpe militar em 1964.
Aos 90 anos, o ex-prefeito relembra que assistiu a primeira missa celebrada pelo amigo na igreja matriz de Santo Amaro, cidade natal do religioso.
Biografia
Gaspar Sadoc nasceu em Santo Amaro da Purificação, em 20 de março de 1916. Desde pequeno admirava o trabalho dos padres, dando início à vida religiosa com apenas 12 anos, idade em que ingressou no seminário.
Ordenado em 30 de novembro de 1941, um ano depois Sadoc tomava posse na paróquia de Cosme e Damião, no bairro da Liberdade, onde ficou por sete anos, sendo transferido depois para a Igreja de São Judas Tadeu, em Baixa de Quintas, onde esteve à frente da construção do Santuário de São Judas Tadeu, permanecendo ali por dezoito anos.
Atuou também na Igreja da Vitória, onde permaneceu por trinta e quatro anos, realizando inúmeras campanhas voltadas para a ajuda de pessoas carentes.
Matéria original: www.tribunadabahia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.
Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.