20 de março de 2013

Vítimas de contaminação por chumbo terão um Centro de Referência para tratamento em Santo Amaro



As vítimas de contaminação por metais pesados, como chumbo e cádmio, em Santo Amaro, terão um Centro de Referência para tratamento. A construção é de responsabilidade da União e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), de acordo com determinação da Justiça Federal. Para o Ministério Público Federal (MPF). 

O Estado se omitiu em relação aos problemas de saúde que atingiram cerca de 80% dos habitantes, principalmente os ex-trabalhadores da mineradora. O descarte inadequado de resíduos realizado pela Plumbum Comércio e Representações de Produtos Minerais e Industriais, antiga Companhia Brasileira de Chumbo - Cobrac, que atuou na cidade por mais de 30 anos, tornou Santo Amaro o município mais poluído por chumbo no mundo. 

A ordem deve ser cumprida nos próximos seis meses, e a Funasa e a União têm até a próxima quarta-feira (28/03) para adotar medidas iniciais de construção do centro, como a alocação de recursos e instalação de estrutura de atendimento emergencial. 

 A Justiça também determinou que representantes da mineradora Plumbum, em 15 dias cerquem a área onde estava alocada a empresa, informando sobre o risco de contaminação e a presença de vigilantes para evitar a entrada de pessoas e animais na área. Informações bahia noticias.

10 comentários:

  1. E a novela continua e as pessoas continuam a sofrer. Essas medidas são paliativas à poluição em Santo Amaro. Quantas pessoas querem se aposentar e não conseguem? Existem aqueles que por causa disso ganham notoriedade e dinheiro dos doentes pelo chumbo. Os resíduos da Cobrac estão em toda parte e continuarão por dezenas, talvez centenas de anos matando santamarenses. Será que por causa da contaminação é por isso que nenhum indústria vem para cá?

    ResponderExcluir
  2. já não era sem tempo , antes tarde do que nunca;

    ResponderExcluir
  3. O prefeito não afirmou que a antiga Siderúrgica iria ser o campus da URFB? Não estou entendendo.

    ResponderExcluir
  4. MUITA GENTE SÓ GANHANDO DINHEIRO DO CHUMBO!!! AÍ É BOM!!! ME DEIXE!!! QUEM PRECISA SÓ SOFRENDO!!!!

    ResponderExcluir
  5. muitas pessoas ja se foram por causa da contaminaçao do chumbo e as pessoas que conseguem resolver algo devem agradecer ao senhor Adailson que resolve tudo sem cobrar nada ,e as linguas desgraçadas falam que ele quer roubar as vitmas,deus te proteja pelé e vc sera recompensado com as graças de deus te adoro, uma amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele e toda população vai ficar contente se vc disser seu nome em público e não ficar como anônima.

      Excluir
  6. eu valmir sou cotraminado pelo chubo trabalhei muito na frabiga dechupo de pinto nao mi apocentei ate hoje mim sinto muito mau esto agora perdendo atezao espero que eu vemha mi apozenta

    ResponderExcluir
  7. TANTA PAILHAÇADA. SE ELI FOI SEM JESUS ELA HORA O ESPIRITO DEVE TAH QUEMANDO

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca vi na vida situação que gera dinheiro ser resolvida, pois o dinheiro chega mais os bestinhas comem, vejam os que fazem parte das comições.

    ResponderExcluir
  9. SE ESTAS DETERMINAÇÕES NÃO TIVER UMA JOGADA POLÍTICA POR TRÁS.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...