12 de fevereiro de 2014

IPHAN visita patrimônios históricos de Santo Amaro




Dando continuidade às visitas ao patrimônio cultural e histórico de Santo Amaro, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebeu na terça, 11/02, o arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Sérgio Mogilka e o engenheiro contratado pelo IPHAN, Luiz Carlos Pereira, que irá trabalhar no PAC Cidades Históricas que visa a preservação do patrimônio cultural e histórico brasileiro.

Os lugares visitados foram, a antiga Casa de Câmara e Cadeia, atual prefeitura, a sala da Imprensa Oficial, a Igreja do Amparo e o Arquivo Público.

Após uma segunda vistoria na Igreja do Rosário, a instalação visitada foi a Igreja do Amparo. Segundo o arquiteto Sérgio Mogilka, a Igreja já passou por várias intervenções, o que descaracteriza o formato original, porém, um levantamento fotográfico também será feito para observar a estrutura antiga. De acordo com o engenheiro Luiz Carlos, participar deste projeto é gratificante, “Nos sentimos parte da história, é indescritível este trabalho”, enfatizou.

O edital de contratação de projetos para restauração dos patrimônios históricos de Santo Amaro foi assinado no último domingo (02/02), contemplando os patrimônios como a Igreja Nossa Senhora da Purificação, Igreja do Rosário, Igreja do Amparo, a antiga fábrica TRZAN, a Casa de Câmara e Cadeia, a restauração da Feira de Santo Amaro e o Arquivo Público. O investimento total é de R$ 32 milhões, realizado por meio de acordo feito entre os governos Federal, Estadual e Municipal.

Acompanharam a visita, o assessor técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Dias da Silva, o arquiteto do Setor de Projetos da Secretaria de Administração, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos (SADOSP), Marcos Vinícius Dias, o arquiteto, Sérgio Mogilka, o engenheiro, Luiz Carlos Pereira e o coordenador de Projetos da SADOSP, Carlos Roberto Rocha.

4 comentários:

  1. O estão pretendendo fazer com o prédio da falecida prof, Catíta Pires Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estão, botou no chão, lá se foi mais uma tradição, um papelão.

      Excluir
  2. Esta na hora de estudarmos mais a Historia de nossa cidade, Administração Publicas e Politica de vez de ouvirmos Pagode nas festas de fevereiro que na verdade é em janeiro... kkkk
    Povo da minha terra... Vamos aprender a cobra de forma correta... Por isso vamos ver sempre os Ricardos, os Joãos e os Genebaldos mandando e desmandando na cidade.
    Por isso que a ponte do chifre foi esquecida assim como o hospital no campo do arros, o centro de abastecimento, o matadouro... Alguem ainda lembra da transição em praça publica do governo de Genebaldo para João Mello? Todas as verbas liberadas e que iniciariam as obras na semana seguinte não saíram do papel... Procurem o vídeo da posse.

    ResponderExcluir
  3. Vão derrubar o prédio da Câmara de Vereadores também?

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...