Arte, cultura e tradição. Tudo isso sintetizado na apresentação da Filarmônica Minerva Cachoeirana, realizada na noite desta sexta-feira (31/10), durante o Encontro de Filarmônicas promovido pela organização da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2014).
A Minerva dividiu o centro da Praça da Aclamação com a também centenária Filarmônica Lyra Ceciliana, ambas sediadas em Cachoeira.
Estavam presentes naquela praça, muito mais do que músicos e instrumentos. O que o público da Flica presenciou foi a história de duas das mais tradicionais e antigas escolas de música da Bahia, que juntas somam mais de dois séculos de memória musical.
Aspecto destacado pelos presidentes de ambas as instituições. José Luiz Bernardo, líder da Lyra Ceciliana e também secretário de Cultura do município, chamou a atenção para a importância do encontro de duas das mais antigas filarmônicas do estado.
Enquanto que o presidente da Minerva, Roberto Franco, destacou o trabalho social e de preservação cultural realizado pelas entidades.
“Destaco, principalmente, o trabalho extraordinário de formação de músicos que é realizado pela Minerva, que conta atualmente com 65 jovens e crianças matriculadas na Escola de Música Alcides Santos.
E também a importante parceria firmada com a Escola de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que está restaurando um conjunto de partituras centenárias do arquivo da Minerva”, ressaltou Franco.
Segundo ele, o projeto de restauração tem como objetivo, além de disponibilizar as peças para consulta pública, num memorial a ser criado, também dispor para apreciação do público, através da execução das peças pelos músicos da filarmônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.
Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.