15 de janeiro de 2016

Ilê vai mostrar o verdadeiro Recôncavo, afirma diretora em meio à polêmica em Santo Amaro




A diretora do Ilê Aiyê, Arany Santana, divulgou nesta sexta-feira (15) que a novidade do grupo para o Carnaval deste ano será um cortejo sobre o Recôncavo Baiano. 
 
Ela ainda criticou a publicidade divulgada pela publicidade da Prefeitura de Santo Amaro para a Lavagem da Purificação, garantindo que o desfile do Ilê vai mostrar o verdadeiro Recôncavo.
"A grande novidade nesse ano no Carnaval é que na segunda-feira vamos fazer um grande cortejo, uma pequena mostra das grandes manifestações, das coreografias do Recôncavo Baiano, rico nessas manifestações de matriz africana. 
 
Essa é nossa novidade esse ano", disse Arany em entrevista ao Bahia Notícias. Ela ainda afirmou que o time do Ilê para este ano representa um retorno às origens do grupo. "O tema do Ilê Aiyê esse ano é o Recôncavo Baiano, é afrodescendente, 'A Cara Preta'. Isso significa para nós voltarmos para as nossas raízes, que foi onde o Brasil começou. Foi no Recôncavo Baiano", explicou a diretora.

Arany ainda classificou como "estranha", a publicidade feita pela Prefeitura de Santo Amaro para divulgar a Lavagem da Purificação, festa tradicional justamente do Recôncavo Baiano. Uma das peças divulgadas foi apontada como racista por apresentar apenas pessoas brancas. "Ficamos decepcionados com isso. 
 
Naturalmente o gestor que está a frente da publicidade, do turismo da cidade desconhece a história do Brasil que começa na Bahia, digo em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano", ressaltou Arany. (Bahia Noticias)

3 comentários:

  1. O verdadeiro e autêntico RECÔNCAVO BAIANO, não pode ser SOTEROPOLIZADO, para não haver o RECONVEXO.

    ResponderExcluir
  2. No início do século XVIII, a lavagem da matriz da Purificação, era feita por todas as dependências internas, escravos e escravas escolhidos por feitores, executavam estes trabalhos, sempre o domingo anterior a procissão. Depois de feitos todos os serviços de arrumação da matriz, estes escravos e escravas, gozavam de uma breve folga até o por do sol, com direito a fazer suas batucadas, e suas manifestações dentro da ordem.

    ResponderExcluir
  3. eu sou negro mais Santo Amaro tem branco e o mesmo que o negro compra na festa o branco compra o rasismo parte do próprio negro

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...