8 de janeiro de 2018

Devoção e resistência na Festa do Bonfim em Santo Amaro


Na última quinta-feira (4), começou em Santo Amaro o trido em preparação à festa do Senhor do Bonfim , que culminou com a Procissão neste domingo (7). A manifestação é uma das mais tradicionais da Paróquia da Purificação, a qual a comunidade pertence.

Neste ano, a festa teve um sentido especial para os devotos e membros das irmandades religiosas, pois a igreja de Nosso Senhor do Bonfim, uma das mais populares da cidade, encontra-se totalmente restaurada pela força e abnegação dos fiéis.


Foto: Ulysses Amorim

No domingo, a programação contou com missa presidida pelo Pe. Jaciel Berra, da Paróquia do Divino Espírito Santo (Vale dos Lagos, Salvador), às 6:00 h. Durante todo o dia fiéis fizeram peregrinação rumo à igreja, tida pelos mais fervorosos como um santuário milagroso. Orações do terço e momentos de louvor também preparam o grande momento da tradicional procissão.


A Festa do Bonfim faz parte do calendário religioso do Município, este ano não contou com sua parte profana. O que foi alvo, inclusive, de explicação pelo pároco local. O sacerdote, Pe. Raimundo Mário, desfez os rumores de que ela havia proibido da realização de festejos com palco e bandas, como habitualmente acontece – ” eu pouco mando na Casa de Deus, muito menos na rua” – disse o reverendo, durante uma das missas.

SOLIDARIEDADE

Um aspecto interessante do ‘Trido do Bonfim’ é a arrecadação de cestas básicas que são doadas pela comunidade às famílias em situação de risco social.

Foto: Ulysses Amorim

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

Para os organizadores da festa, a comunidade reagiu mais do que em anos anteriores, porque o caráter religioso do evento foi mais destacado.

Dona Feliciana Valladares (foto) ressaltou que o gesto de agradecimento e reconhecimento dos colaboradores históricos da Paróquia gerou mais envolvimento de todos, “para quem gosta da igreja a festa assim, sem o lado profano, está mais maravilhosa”.

Para Ninha do Acarajé, quituteira que vende há muitos anos na praça do Bonfim, “a festa não teve o lado da algazarra, mas o principal é a fé. Se as pessoas estiverem prosperando na vida, não precisa que político nenhum banque festa e sai tudo lindo”.

Foto: Ulysses Amorim

A PROCISSÃO

Com a Participação das irmandades religiosas, de bandas de sopro, da comunidade com sua alegorias sacras, o andor de Nosso Senhor do Bonfim saiu em procissão pela cidade, sob a luz divina das 17:00 h, para a emoção dos mais antigos e a bênção dos mais jovens esperançosos numa sociedade com menos cruzes e sacrifícios

Dona Maria Ornellas, florista mais famosa da cidade, conta que “é sempre um prazer, nessa época do ano, ver o Senhor do Bonfim todo enfeitado, com rosas vermelhas e brancas, passando em frente as casas, com balões coloridos enfeitando as fachadas, num símbolo de fé, tolerância e respeito”.

Foto: Ulysses Amorim


A Festa do Senhor do Bonfim é apenas uma no extenso calendário do mês de janeiro na histórica cidade do Recôncavo, que já teve também, no último sábado (6), o Terno de Reis organizado pela célebre Família Veloso. Na sequência temos a as festas de São Brás, Santo Amaro e Nossa Senhora da Purificação.

Bahia Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...