28 de maio de 2012

Novo Código Penal pode descriminalizar drogas para uso pessoal


A Comissão Especial de Juristas do Senado aprovou nesta segunda-feira a descriminalização do uso de drogas no país. Pelo texto adotado, salvo prova em contrário, será presumido que se destina a uso pessoal uma quantidade de substância entorpecente encontrada com o usuário que represente consumo médio individual de cinco dias. 

Essa quantificação dependerá ainda de regulamentação específica, a ser elaborada pela autoridade administrativa de saúde, que hoje é exercida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.


Identificar se a droga sob a posse do usuário se destina a uso pessoal dependerá não somente da quantidade, mas também da própria natureza da substância, ainda conforme a regulamentação. Além disso, outros aspectos deverão ser examinados pelas autoridades com base na situação concreta da pessoa que estiver com a droga, como sua conduta no momento e ainda as circunstâncias sociais e pessoais em que encontre.

"Se a pessoa é surpreendida vendendo droga, não importa a quantidade: é tráfico", observou o procurador regional da República Luiz Carlos Santos, em entrevista após a reunião.

Para o tráfico, os juristas mantiveram tratamento rigoroso, com pena de prisão de cinco a dez anos, além de multa, para amplo conjunto de condutas que são tipificadas nesse tipo penal: importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender e oferecer drogas ilegais, ainda que gratuitamente. 

A mesma pena se estende ao cultivo, plantio ou colheita de matéria-prima para o fabrico de drogas. Informações band.

2 comentários:

  1. Deixa ver se eu entendi. Se eu for um playboy cabelo arrumadinho, uns panos de marca sobre a pele "tipo parmalat mesmo!" e for pego com 200g de maconha eu sou usuário. Mas, se eu for um "neguino" que gosta de fumar uns baseados de vez em quando sempre e os "zomes" me revistam e encontram 50g de ganja, imagina só. - Doutor encontrei este vagabundo traficando no centro.
    E como eu posso ser um usuário se o ato de adquiri a ganja me torna passivo de pena por trafico, plantar eu também não posso pois segundo o texto supracitado eu seria traficante.
    Será que teremos de comprar do governo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perguntei a mesma coisa... deveriam liberar o plantio caseiro em pequena quantidade. Ninguém quer consumir porcaria.

      Excluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...