13 de julho de 2012

Oficinas de Capacitação para profissionais de museus do interior

Entre julho e dezembro de 2012, a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) realiza, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura do Estado, um Ciclo de Oficinas de Capacitação, em sete municípios da Bahia. 

As atividades são gratuitas e têm como objetivo oferecer orientação técnica básica para o aperfeiçoamento dos estudantes, museólogos e profissionais que atuam em instituições museais no estado. 

A primeira oficina, ministrada pela professora Rita Doria, da Universidade Federal do Recôncavo, será sobre Conservação Preventiva de Acervos Museológicos e acontece de 18 a 20 de julho, no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro.


Estão previstas ainda as Oficinas de Gestão Museal, de Ação Sociocultural e Educativa nos Museus e de Acessibilidade Universal. As atividades irão contemplar cinco, das sete macrorregiões museais que atendem aos 27 territórios de identidade da Bahia.

Tanto a temática das oficinas, quanto as cidades que as sediarão foram escolhidas pelos representantes territoriais que participaram da reunião do Núcleo de Articulação Territorial da Dimus, realizada no dia 04 de junho, no Palácio da Aclamação, em Salvador. 

Além de Santo Amaro, foram escolhidas as seguintes cidades: Alagoinhas (08 a 10.08), Itabuna (22 a 24.08), Guanambi (19 a 21.09), Juazeiro (17 a 19.10), Feira de Santana (07 a 09.11) e Porto Seguro (05 a 07.12).

As oficinas serão ministradas por professores da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal do Recôncavo e por profissionais da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SUDEF) da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado. 

Ao total, serão oferecidas 40 vagas para cada município. Os interessados devem se inscrever previamente pelo e-mail oficinasnat.dimus@gmail.com. Serão oferecidos certificados aos participantes. Mais informações pelo telefone: (71) 3117-6381. 

Além de sediar as oficinas, os municípios irão receber visitas técnicas realizadas por profissionais da DIMUS. O objetivo é fazer uma análise qualitativa das instituições museais existentes na região, com verificação do tipo de acervo e das ações educativas desenvolvidas nestes espaços. As visitas culminarão na atualização do Cadastro de Museus do estado. 

A exposição itinerante Museus da Bahia: Identidade e Territórios também circulará, a partir de setembro, pelos municípios de Jequié, Porto Seguro e Feira de Santana. A mostra apresenta, a partir de mapas, fotografias e dados estatísticos, o perfil dos museus vinculados à estrutura da DIMUS e das 217 instituições museais mapeadas no estado.

Informações: (71) 3117-6381 Inscrições: oficinasnat.dimus@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...