13 de agosto de 2012

Atuação dos candidatos nas redes sociais

As eleições municipais de ano contam com a participação das redes sociais - Twitter, Facebook e YouTube, entre outras. Estratégia utilizada com sucesso na campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos em 2008, e nas eleições2010.

No Brasil após terem o uso regulamentado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde o dia 5 de julho, os microblogs e perfis sociais são elementos presentes no dia a dia dos candidatos, entretanto especialistas alertam para o uso inadequado que tem sido feito dessas ferramentas digitais pelos prefeituráveis.


Utilizar as redes para falar sobre a agenda do dia, quem apertou amão, ou até cada passo de caminhada de campanha, não é a melhor solução, apontam os pesquisadores. Lucas Reis, mestre em marketing político e sócio da agência da Salve! Digital avalia que ouso das redes sociais pelos postulantes à prefeitura tem deixado a desejar.

Segundo ele, as redes sociais têm sido usadas somente de forma ferramental, como álbum de fotos, ou de maneira simples mentelúdica. "Falta estratégica digital, foco em ações que contribuam paraos objetivos de campanha. Além disso, faltam ações criativas e de impacto, como o uso de virais", afirma.

Sucesso - De acordo com os estudiosos, não existe "a rigor" uma cartilha para acertar no uso da web, mas alguns aspectos devem ser observados. Um grande número de seguidores, por exemplo, não éfator determinante para o sucesso de uma campanha online. "Os candidatos devem estar atentos para a quantidade, frequência e qualidade das atualizações. E principalmente, quão influentes sãoos sujeitos que o seguem", revela Camilo Aggio. Esse últimoaspecto, segundo ele, determina o nível de circulação de ideias e manifestações em diversas redes. 

Substituir uma simples audiência por engajamento virtual e entender o comportamento social nas redes são pontos fundamentais,destaca Lucas Reis. "Tem que se olhar a web como algo completo,que tem uma lógica e dinâmica peculiar". Para ele, é preciso ficar atento para o eleitorado jovem da capital baiana, público que usa a internet, e tentar cativar sua atenção.

Como bons exemplos que merecem destaque, Camilo Aggio aponta, além do sucesso da campanha de Obama, a boa utilização do Twitter por Marina Silva, então filiada ao PV, na corrida presidencial de 2010. Na ocasião, a candidata explorou demandas de eleitores indecisos nessa rede social, que a questionavam sobre o fato de sua postura religiosa poder interferir em questões políticas, como o aborto e o direito dos homossexuais.  Matéria original atarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...