7 de setembro de 2012

Saiba como utilizar a internet para conhecer mais sobre seu candidato


A internet é uma ferramenta útil aos eleitores que querem se informar antes de votar. Sites de organizações não governamentais e oficiais do governo disponibilizam dados sobre o processo eleitoral, como o histórico dos postulantes a cargos públicos, andamento de processos e também permitem avaliar gestões e propostas 

Um dos maiores bancos de dados está no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Divulga Candidatos 2012.


Na página Divulga Candidatos 2012, há informações enviadas pelos 15.521 candidatos a prefeito e 449.488 candidatos a vereador que tiveram o registro homologado no país, como descrição de bens, certidões criminais e pendências judiciais. Além disso, é possível ter acesso às propostas de governo dos candidatos ao Executivo. 

O próprio TSE e os Tribunais de Contas dos estados disponibilizam dados sobre os candidatos. Neste ano, a pedido do MCCE com base na Lei de Acesso à Informação, o TSE está liberando, pela primeira vez, parciais das contas de campanha antes do pleito.

Quem quiser fazer sua parte como eleitor e investigar seu candidato pode até saber quem são os doadores”, ressalta o juiz.A prestação de contas disponível no TSE é uma primeira parcial, entregue em agosto pelos candidatos. 

Até 6 de setembro, deverá ser apresentada a segunda prestação. A final só é entregue após as eleições. As informações encontram-se em planilhas na parte “Eleições – Repositório de Dados Eleitorais” do site do TSE. Informações voz da bahia.

2 comentários:

  1. Achei muito engraçado olhando as prestações de conta dos candidatos s prefeito e vereador. De saber tadinho que tem uns que são vereadores a tantos anos e nem se quer tem uma casa. Tem que se escrever no minha casa minha vid. Escreve eles secretária de ação social.kkkkk

    ResponderExcluir
  2. é o que achei muito engraçado como estudante de direito é que estava eu e minha familia apos votar na escola edvaldo machado boaventura que alguns fiscais e coordenadores da oposição q estavam presentes ficaram nos observando pois sabiam q somos funcionarios da prefeitura deduziram q nós só pelo fato de encontrarmos outros parentes e estarmos conversando que estavamos fazendo boca de urna e nos espulsaram ameançando a nos levar presos caso nós continuassemos ali, gente que situação que nós no encontramos em saber que por tarabalharmos na atual prefeitura estariamos agindo de forma ilegal.Tenho certeza que a população de santo amaro saiba analisar e votar em quem acham que é o melhor pra santo amaro não é por que eu vá beijar e abraçar meus tios e primos na frente do edvaldo que iriamos obrigá-los a votar em quais quer candidatos que sejam.estou muito chateada com essa situação pois sei que o constragimento q passamos nenhum dos candidatos vai apagar.Devemos ter + respeito em épocas de eleição ou não pelas pessoas, independente de ser fiscal cade cum pensa de um jeito ne n ecesswarios que todos respeitem opniões.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...