23 de setembro de 2014

UFRB lança serviços para comunidade surda durante 'Setembro Azul'



No mês em que se comemora o “Setembro Azul”, marco de luta da Comunidade Surda Brasileira, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança serviços voltados exclusivamente para este público. 

Uma equipe de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) já está disponível para atender as solicitações da comunidade acadêmica. Outra novidade anunciada a partir deste dia 26, Dia do Surdo, é a versão em LIBRAS de notícias veiculadas no Portal da UFRB.


Serão traduzidas inicialmente as notícias relacionadas aos processos seletivos para ingresso de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação da UFRB. 

De acordo com a intérprete de LIBRAS, Raquel Souza, essa iniciativa visa tornar acessível o principal meio de comunicação da Universidade aos surdos brasileiros, que muitas vezes apresentam dificuldade de compreender a língua portuguesa. “Isso acontece, em parte, pelo pouco acesso às informações necessárias que os possibilitem entender os conceitos e significados das palavras”, explica Raquel.


Para assistir a versão das notícias em LIBRAS, basta clicar no link “Assista em LIBRAS”, disponibilizado logo abaixo do título. Os vídeos estarão disponíveis também no canal LIBRAS UFRB no YouTube (www.youtube.com/librasufrb). 

A iniciativa é do Núcleo de Políticas de Inclusão (NUPI), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), e conta com o apoio da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e da Assessoria de Comunicação (ASCOM).

Serviço de tradução - As demandas relativas ao serviço de tradução e interpretação de LIBRAS devem ser encaminhadas formalmente ao NUPI, por meio do formulário eletrônico disponível em www.ufrb.edu.br/prograd/solicitacao-libras, com antecedência mínima de 10 dias úteis da realização da atividade. 

Serão contemplados todos os tipos de atividade que necessitem de tradução e interpretação em LIBRAS na UFRB, desde aulas, eventos científicos e apoio a processos seletivos.

Segundo a pró-reitora de Graduação, professora Luciana Alaíde, “estes serviços são fundamentais para ampliar o acesso da comunidade surda ao ensino superior. E tornar a UFRB cada vez mais um ambiente acessível”. No dia 23, a PROGRAD, através do NUPI, realiza uma roda de conversas com o tema “Mobilizar para Incluir”, como parte da Semana Comemorativa da Pessoa com Deficiência. O evento acontece no Anfiteatro da UFRB.

Informação para todos - De acordo com o Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população.

 A LIBRAS é a língua oficial da comunidade surda do Brasil, instituída pela Lei Nº 10.436/2002 e regulamentada pelo Decreto Nº 5.626/2005, que obrigam as instituições federais de ensino garantir às pessoas surdas o acesso à comunicação e informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...