30 de outubro de 2014

Cachoeira é durante 5 dias a capital da cultura no País com Festival Literário


A Ecoteca é uma das novidades da 4ª edição da Flica, mas já chega absolutamente integrada ao espírito do evento pois tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura entre crianças e promover atividades lúdicas relacionadas ao universo literário. 

A Ecoteca é uma parceria da Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, com a Rede Educare, organização que, desde 2007, cria, desenvolve e implementa projetos educacionais, culturais e socioambientais. A Ecoteca é uma biblioteca diferente.

A cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo baiano
Totalmente ecológica, é fabricada em uma estrutura revestida com placas de resíduos de caixinhas de leite e suco e tubos laminados de creme dental. 

Além de proporcionar o acesso a livros pela comunidade, sua estrutura também oferece espaço para manifestações artísticas, apresentação de teatro de fantoches, saraus musicais e literários, encenações infantis.

O acervo disponível na Praça Teixeira de Freitas (conhecida como Praça 25), durante o evento, contará com 300 livros de literatura infantil, infanto-juvenil e livros-brinquedos das mais importantes e conceituadas editoras brasileiras. 

Direcionada a crianças de 6 a 12 anos, a Ecoteca funcionará de 9h30 às 20h e contará com seis dinamizadores que promoverão oficinas de bonecos em vareta, oficina de dobradura e de colagem de sucatas, teatro de fantoches, dentre outras atividades.

 À noite, o espaço exibirá filmes nacionais com direito a pipoca! A programação é “Raul: O início, o fim, o meio”, na quinta-feira, “O Palhaço”, na sexta-feira e “Gonzaga, de Pai para Filho”, no sábado. Ao final da Flica, todo o material pedagógico e lúdico permanecerá em Cachoeira. 

É que a Coelba doará toda a estrutura e acervo literário da Ecoteca a uma escola municipal para que sirva de instrumento de estímulo à leitura e auxiliar das atividades educacionais. Além dos livros, também fazem parte 200 filmes em formato de DVDs, com curta, média e longa metragens e animação. Segundo dados da Rede Educare, no Brasil, existem mais de 125 mil escolas sem biblioteca. 

Cerca de 69% da população nunca leu um livro e 83% dos municípios do país ainda não possuem salas de cinema ou outra forma de projeção cinematográfica. A doação será feita no sábado, dia 1º, às 17h, no espaço da Fliquinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...