29 de outubro de 2017

Multas para pedestres e ciclistas é regulamenta pelo Contran



Em breve, pedestres e ciclistas poderão ser multados por eventuais infrações de trânsito. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou na sexta-feira (27/10) a Resolução nº 706, que uniformiza os procedimentos administrativos referentes às autuações daqueles que não utilizam veículos automotores. 

A norma estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde sua publicação, em 1997, mas aguardava regulamentação para começar a valer, que agora entra em abril de 2018.


Algumas das ações que poderão ser penalizadas são a travessia fora de local próprio e em vias em que não houver sinalização, e o pedestre que permanecer nas pistas onde passam veículos. Estes poderão pagar R$ 44,19 como punição, o equivalente a 50% do valor da infração leve. 


A resolução também admite a punição de quem utilizar sem autorização vias públicas para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito sem permissão prévia do Governo. 


Para os ciclistas, o texto prevê autuação daqueles que circularem em locais proibidos ou que guiem de forma agressiva. Essas infrações são consideradas de gravidade média e as multas chegam a um total de R$ 130,16. A bicicleta também poderá ser recolhida pelo agente de trânsito. 



Notificação

No momento em que for constatada a infração, o agente ou autoridade de trânsito lavrará o auto de infração, por anotação em documento próprio ou por registro em talão eletrônico, assim como acontece com os veículos. Em nota publicada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o diretor Elmer Vicenzi afirma que a medida visa a segurança de todos os integrantes do sistema.

Um comentário:

  1. Na verdade visa tirar mais e mais dinheiro da população que já não aguenta mais de tantos impostos

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...