3 de novembro de 2017

Projeto cultural “Chulas na Feira”, começa neste sábado (4), em Santo Amaro


O cantor e compositor Roberto Mendes e o grupo cultural Acarbo abrirão neste sábado (4), às 14h, o projeto cultural “Chulas na Feira”, no mercado municipal de Santo Amaro (BA). 

A proposta é compartilhar e preservar a manifestação cultural que originou o samba na Bahia e no Brasil - As Chulas do Recôncavo; despertando no povo o sentimento de pertencimento desse patrimônio cultural e a continuidade da história para as gerações futuras. 


Até janeiro, diversos espaços culturais do município irão abrigar atividades como apresentações musicais, exposições, seminários, exibição de vídeos e realização de oficinas. 



Ao comemorar 65 anos de idade e 40 anos de pesquisa da Chula, Roberto Mendes reforça a importância do projeto. “Primeiro, é preciso registrar o total apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura e a sensibilidade do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, João Carlos Oliveira, em abraçar esta iniciativa. 

Temos o dever de valorizar o nosso patrimônio e com o apoio do IPAC daremos oportunidade de conhecimento da diversidade cultural, além de preservar essa manifestação para as gerações futuras através da oralidade”, destaca. 

Durante o show, as manifestações culturais de Santo Amaro, como samba de roda, puxada de rede, maculelê, serão apresentadas ao público pelo grupo Acarbo (Associação de Capoeira Berimbau de Ouro). “Essa iniciativa é de extrema relevância para que todos possam conhecer as manifestações e entender o que representa cada uma delas. É preciso dar o devido valor a nossa cultura para salvaguardar essa tradição mais tarde”, pontua o contramestre de Capoeira do grupo, Cristiano Freitas. 

“Chulas na Feira” é fruto de um termo de cooperação técnica assinado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC), vinculado a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e a Ong Roda Baiana. 

“O apoio da SecultBa a esse projeto em Santo Amaro permite extensa programação durante 90 dias justamente na temporada de verão, criando mais um calendário para a cidade, atraindo ainda populações de municípios vizinhos e turistas, com atividades de alta qualidade e implementando a economia local”, finaliza o diretor João Carlos Oliveira. 



SERVIÇO

04 de novembro, às 14h - Show de Roberto Mendes e Grupo Acarbo (Mercado Municipal de Santo Amaro)

18/11 e 02/12 – Show de Roberto Mendes e convidados na feira de Santo Amaro

04/12 - Seminário “Olhares do Patrimônio: valorização e preservação do patrimônio cultural imaterial através da oralidade” e Apresentação do Recôncavo Experimental

12/01 /18 - Lançamento da Exposição “Chula: comportamento traduzido em canção.




2 comentários:

  1. Todo mundo sabe que o Samba nasceu na Bahia, a Bahia tem 417 municípios, em qual destes municípios nasceu o Samba? foi em Santo Amaro da Purificação, Porra! Que dificuldade para soar o nome deste município, é extenso, e cabe em qualquer boca.

    ResponderExcluir
  2. Compartilhar e preservar a manifestação cultural que originou o samba de roda em Santo Amaro na Bahia e no Brasil.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...