O documentário ‘Cuíca de Santo Amaro – Ele, o Tal’, é um dentre os sete principais concorrentes do ‘É Tudo Verdade’, maior festival dedicado à cultura do gênero na América Latina, que acontece entre 22 de março e 1° de abril em São Paulo.
O filme é fruto de seis anos de pesquisa do jornalista Josias Pires e do historiador Joel Almeida, cineastas baianos e admiradores de José Gomes, o tal de ‘cuíca de Santo Amaro’, personagem-inspiração da história.
A primeira exibição de 'Cuíca de Santo Amaro - Ele, o Tal' será no 'É Tudo Verdade'. "É muito gratificante passar por essa peneira, mostra que a gente conseguiu comunicar. Quando estamos imersos na produção não sabemos como o filme será recebido.
Mas ter entrado no festival já é importante e causa curiosidade", aponta Josias Pires. A produção negocia com distribuidoras para que o documentário possa entrar em cartaz nos circuitos de cinema.
O "Cuíca"
Morador do bairro Baixa de Quintas, em Salvador, no começo do século 20, e frequentador assíduo das cidades do Recôncavo, reza a lenda que José Gomes se autonomeou o ‘Cuíca de Santo Amaro’ depois que uma senhora santoamarense, que já havia perdido um filho, resolveu adotá-lo, pelo menos nos fins de semanas. “Ele circulava muito pelo recôncavo e pelo interior da Bahia. Santo Amaro da Purificação era uma cidade muito relevante e era o local do samba, da vadiação.
Todo fim de semana ele ia para Santo Amaro. E o ‘cuíca’ é porque ele tirava o som da cuíca no violão”, explica o documentarista Josias Pires. Informações g1.

Um alegre e comovente notícia, algo de bom , de feliz
ResponderExcluir