O festival de arte e religiosidade ancestral começou na quarta-feira (09/05) e segue até o próximo domingo (13/05) com o intuito de contribuir para a cidadania negra no Brasil e celebrar a abolição da escravatura no dia 13 de maio.
O tradicional "Bembém do Mercado", que acontece há 123 anos e é considerado o único candomblé de rua do mundo.
Nesta edição, o "Bembé do Mercado" homenageia João Obá e Besouro Mangangá, que são personagens importantes da resistência na história do município. O evento é aberto ao público.
A programação dos festejos conta mesas redondas, rituais do candomblé, manifestações culturais como capoeira, maculelê, samba de roda e dança afro. Além disso, serão realizados shows com Mateus Aleluia, Samba de Nicinha, Uhuru Eby, Lívia Milena e Marcio Valverde, Stella Maris e Chula de São Braz.
Confira a programação:
Quinta-feira (10/05)
19h Apresentações de Manifestações Culturais (Capoeira Raizes da Terra, Grupo de Dança Afro e Samba de Roda 17)
21h - Festejos religiosos no Barracão (Candomblé)
00h15 - Show Musical – Samba de Nicinha
01h45 - Show Musical – Livia Milena e Marcio Valverde
Sexta-feira ( 11/05)
19h - Apresentação de Manifestações Culturais (Capoeira Angola do Cativeiro, Capoeira Estilo Malícia e “Lindro Amô”)
20h – Vigília – “Combate a violência contra as mulheres”.
22h - Show Musical – Stella Maris
23h30 - Show Musical – Mateus Aleluia
Sábado (12/05)
09h - Mesa Redonda ‘Marcos regulatórios para a população negra e a mulher negra do século XIX aos dias atuais (Fundação Palmares, Fundação Pedro Calmon e Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia)
19h - Apresentações de Manifestações Culturais (Capoeira Quilombo, Capoeira Raizes Estilo, Maculelê Netos de Popó e “Nêgo Fugido”)
21h- Festejos religiosos no Barracão (Candomblé)
23h- Chegada do Presente no Barracão
02h - Show Musical - Gerônimo
Domingo (13/05)
10h - Saída do presente para a Praia de Itapema
12h - Almoço festivo do Povo de Santo em Itapema.
Informações g1
Poderia ser melhor,convidando mais personalidades santamarenses para participar da festa,seria uma otima forma de valorizar os artistas conterraneos.
ResponderExcluirPoderia convidar tambem para alegrar a festa a banda dissidencia que retrata muito bem em suas musicas a realidade sofrida do povo baiano,seria uma otima forma de usar o regae como reflexão nesta festa. teria tudo a ver...