O cantor e compositor aniversaria nesta terça-feira (07/08) e para comemorar a data, chega às lojas o CD “A Tribute to Caetano Veloso”, da Universal Music, que reúne 16 artistas cantando 16 composições do baiano.
Nomes como Beck, Jorge Drexler e Devendra Banhart e nacionais como Marcelo Camelo, Céu e Seu Jorge são alguns dos destaques do disco.
Beck regravou “Michelangelo Antonioni”, faixa do disco “Noites do Norte”, de 2000, enquanto Jorge Drexler deu voz a “Fora da Ordem”, de 1992. Já o cantor americano Devendra Banhart interpreta “Quem Me Dera”, obscura canção de 1967, ao lado de Rodrigo Amarante.
O time de atrações internacionais ainda inclui Chrissie Hynde (com “The Empty Boat”), o grupo Magic Numbers (“You Don’t Know Me”) e o cantor espanhol Miguel Poveda (“Força Estranha”).
Entre os brasileiros, há cantoras como Céu (“Eclipse Oculto”), Tulipa Ruiz (“Da Maior Importância”) e Mariana Aydar (“Araça Azul”), e cantores como Marcelo Camelo (“É de Manhã”) e Seu Jorge (“Peter Gast”).
Homenagem no Grammy
Ainda em celebração dos seus 70 anos, Caetano que já ganhou dois prêmios Grammy e oito prêmios Grammy Latino, será declarado personalidade do ano na entrega do maior prêmio da música em novembro.
"É difícil encontrar um homem com tanto talento, paixão e dedicação a seus projetos criativos, tanto na música e nas letras, quanto no social. Ao homenagear Caetano, homenageamos a música brasileira, e esperamos fortemente honrar sua fantástica carreira e música”, disse Gabriel Abaroa, presidente da instituição.
A festa de gala da personalidade do ano do Grammy Latino, que consistirá em um jantar em que artistas e amigos do cantor interpretarão suas canções, será realizada em 14 de novembro, véspera da entrega do prêmio em Las Vegas. A renda da festa será destinada, por decisão de Caetano, à ONG brasileira Viva Cazuza.
Nascido em Santo Amaro da Purificação, com mais de 40 discos lançados, Caetano é considerado o músico brasileiro contemporâneo mais popular e reconhecido. Este ano lançou uma reedição de “Live at Carnegie Hall”, em que documenta um show com David Byrne em 2004, e “Especial”, DVD com Gilberto Gil e Ivete Sangalo.
Jorge Amado
O discípulo de João Gilberto e irmão de Maria Bethânia se apresentará de graça em homenagem a Jorge Amado, no próximo dia 10 de agosto, na mítica Praça da Catedral, em Ilhéus.
A data não é aleatória já que se trata do dia em que o escritor completaria 100 anos. No repertório de Caetano para esta homenagem terá, além de seus sucessos, músicas que remetem a Jorge, como ”A Luz de Tieta”, e “Milagres do Povo”. Informações e fotos www.tribunadabahia.com.br

AMO CAETANO VELOSO.
ResponderExcluirSantoamarense tão próximo da arte,mas infinitamente distante do seu Povo.
ResponderExcluir