O Governo do Estado publica no Diário Oficial desta quarta-feira (03/10) os editais de três dos quatro novos concursos públicos em curso na administração estadual. A oferta total será de 2.809 vagas para o serviço público do Estado.
Os concursos preencherão vagas para as secretarias do Meio Ambiente (Sema), do Planejamento (Seplan) e Segurança Pública (SSP) - para a Polícia Militar e Polícia Civil do Estado da Bahia.
Os três primeiros editais trazem a oferta de 2.209, sendo que destas, duas mil são para soldado e bombeiro da PM; 179 vagas para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); e 30 vagas para o cargo de Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais, da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Seplan.
As demais 600 vagas que compõem a oferta total anunciada são para cargos da Polícia Civil, cujo concurso está em fase de contratação de empresa para sua execução. A previsão é que o edital seja divulgado até o final deste ano.
O concurso da Polícia Militar será executado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). O concurso da Sema/Inema conta com 139 de nível superior e 40 para nível médio. Os aprovados irão atuar junto a Secretaria do Meio Ambiente e ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia ligada à Sema, que cuida da execução de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, à Política Estadual de Recursos Hídricos, à Política Estadual sobre Mudança do Clima e à Política Estadual de Educação Ambiental.
O concurso da Polícia Civil, que está em fase de contratação de empresa, ofertará o total de 600 vagas, distribuídas entre os cargos de Delegado (100), Investigador (400) e Escrivão de Polícia (100). Desde 2007, a atual gestão já contratou via concurso público um total de 26.730 servidores públicos, com prioridade para as áreas diretamente voltadas para o desenvolvimento das políticas públicas de Saúde, Segurança e Educação.
A área de Segurança, que registrou um total de 10.391 novos servidores, corresponde a 38,87% das contratações. Com isso, a atual gestão está promovendo a recomposição do efetivo policial para ampliar as ações de segurança pública, sobretudo por intermédio do programa Pacto pela Vida.
Foram 8.234 novos soldados para a Polícia Militar, que ao todo registrou o ingresso de 9.049 novos policiais. A esses números somam-se 1.342 novos policiais civis. Informações voz da bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.
Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.