11 de abril de 2013

Terceira edição da Flica já tem data marcada para começar


Mais uma vez Cachoeira vai respirar literatura. Entre dias 23 e 27 de outubro acontece na cidade histórica do Recôncavo Baiano, a terceira edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). O evento, que já entrou no calendário literário do Brasil, contará com nomes locais, nacionais e internacionais. 

Com realização da Putzgrillo! Cultura e Icontent/Rede Bahia, em parceria com a Mirdad Gestão em Cultura, a festa será totalmente gratuita e terá ainda shows musicais, praça de alimentação e pela primeira vez uma programação totalmente voltada para o público infantil.


Assim como em 2012, um auditório climatizado com capacidade para 300 pessoas será montado no Claustro do Conjunto do Carmo, na Praça da Aclamação. Ali acontecerão mesas com temas variados como “1889 – Clientes, Coronéis e a Republica”, que terá a presença de Laurentino Gomes, jornalista e escritor.

Na segunda edição, em 2012, a Flica levou até Cachoeira um público estimado em 20 mil pessoas durante os cinco dias de eventos e cinco mil estiveram presentes nas mesas de debate que reuniram grandes nomes da literatura nacional e internacional como o escritor angolano José Eduardo Agualusa, o espanhol Javier Moro, Marcia Tiburi, Xico Sá, Jaime Sodré, Antônio Cícero e Sonia Rodrigues. 

Em 2013, o Vice-Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Aurélio Schommer e o escritor Emmanuel Mirdad, da Mirdad Gestão em Cultura, são curadores do evento. “Construir a programação da Flica é um grande desafio, pois é preciso fazer melhor. 

A terceira edição da FLICA traz grandes autores da literatura nacional e internacional para a cidade de Cachoeira, fomentando o turismo dessa cidade histórica da Bahia, tombada em 1971, pelo IPHAN e Unesco como Patrimônio da Humanidade”, revela Estácio Gonzaga, gerente executivo da Icontent.

Como nos anos anteriores, a festa conta com diversos shows musicais, além de performances artísticas. Em 2012 o público pôde conferir shows de Claudia Cunha, grupo Barlavento e Os Ingênuos, além do cantor cachoeirano Mateus Aleluia, que depois de muito tempo, voltou a se apresentar na praça pública da cidade. 

Para a realização do evento deste ano, a Flica já tem o primeiro patrocinador confirmado: a Oi, através da lei de incentivo estadual à cultura, o Fazcultura. O projeto foi um dos cinco selecionados da Bahia através do concorrido edital nacional da Oi Futuro. “É importante para o evento e para a cidade o apoio da iniciativa pública e privada para fortalecer a educação, a cultura e o turismo na região”, afirma Marcus Ferreira.


SERVIÇO

Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica 2013

Local: Conjunto do Carmo – Cachoeira

Data: 23 a 27 de outubro (quarta a domingo)

Realização: Putzgrillo! Cultura e Icontent/Rede Bahia

Um comentário:

  1. Dança da Galera: concentração da torcida é no Porto Geral
    Por: Camila Cavalcante em 13 de Abril de 2013
    O coração dos corumbaenses está no embalo da "Comitiva Esperança". A música, de Paulo Simões e Almir Sater, vai representar Corumbá no quadro Dança da Galera, do Domingão do Faustão, que será exibido neste domingo, 14 de abril. Corumbá vai disputar com a cidade de Bento Gonçalves (RS) o prêmio de R$ 100 mil para a Pastoral da Criança. O vice leva R$ 25 mil para a mesma instituição. O vencedor é definido pela votação do público por telefone, SMS e pelo site do Domingão do Faustão.
    Para garantir a votação na dança que representa a cidade, a Prefeitura vai liberar gratuitamente um ponto de internet para a população votar livremente neste domingo, no Porto Geral. A Fundação de Cultura organizou um cronograma com atrações artísticas no Porto. Está programada para às 14 horas, animação com música eletrônica. Às 15h, apresentação do Dj Leco, em seguida, a banda do Roxo entra em cena. Para dar o som brasileiro de samba no pé, a bateria do mestre Ninho, acompanhada do Roxo, dará o tom de festa.
    Marcos Boaventura/PMC
    Corumbá mobilizou quase duas mil pessoas em dança coletiva
    De acordo com a programação, o primeiro link ao vivo de Corumbá, diretamente para o Faustão, será às 17 horas. A previsão é que por volta das 20h seja anunciado o vencedor do quadro. Independente do resultado, a banda Stação4 encerra a festa no Porto Geral. A Polícia Militar estima que 20 mil pessoas devem comparecer ao Porto Geral. A equipe da TV Globo irá disponibilizar dois telões de Led para a exibição do quadro para a torcida da cidade.
    O quadro Dança da Galera do Faustão movimentou Corumbá por quase duas semanas, com a cidade batendo recorde nas inscrições: 2.590 pessoas. Os participantes passaram por uma audição, onde foram divididos em grupos para os ensaios durante cinco dias, de 1º a 05 de abril, no estádio Arthur Marinho. O ator Ricardo Pereira e a modelo Fernanda Motta são os padrinhos de Corumbá no Dança da Galera.

    ResponderExcluir

Todos os comentários serão moderados e nos reservamos o direito de excluir mensagens consideradas caluniosas, defamadoras, Inadequadas ou que possuam conteúdo ofensivo.

Os comentários postados são de inteira responsabilidade dos respectivos comentaristas e não correspondem, à opinião dos autores do Santo Amaro Notícias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...